Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Maquinas Virtuais


O Centro Técnico de Informática traz mais um Serviço para os seus Clientes, Virtualização de Sistemas através de VMs(Máquinas Virtuais). Conheça o que são Máquinas Virtuais no texto abaixo:

 O que é uma VM (Máquina Virtual)?
 É um computador fictício criado por um programa de simulação. Sua memória, processador e outros recursos são virtualizado. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução.
São programas que funcionam a partir da emulação de outros programas e trabalham exatamente iguais a uma máquina física. São instaladas no computador e permitem ao seu usuário utilizar outros sistemas operacionais sem precisar instalá-los ou remover o atual do seu computador. Emulação é feita através de uma maquina virtual que simulam computadores reais.

Como funciona?
Funciona de maneira semelhante à sua máquina física, necessitem de um disco rígido para armazenamento de arquivos, não é necessário um HD específico para isso, pode ser criado um disco rígido virtual.
Durante a execução da máquina virtual, o sistema operacional da sua máquina, continua funcionando normalmente. Usuários de Windows, por exemplo, podem criar máquinas virtuais Linux para executar alguns aplicativos e vice- versa.
A máquina virtual tem um conjunto de hardware virtual, incluindo placa de vídeo, rede, som, mouse e até BIOS da placa-mãe. Os drivers carregados serão para esse hardware virtual, e não para o hardware que você de fato tem no computador. Isso significa que você pode instalar o Linux virtualizado em um computador onde não há suporte nativo para o hardware físico, por exemplo.

Hoje existem vários programas que são maquinas virtuais, entre eles os mais utilizados são:
·         VMware
·         Virtual Box
·         Virtual PC
·         QEMU

Vantagens
·         Executa diferentes sistemas operacionais sobre o mesmo hardware, simultaneamente.
·         Diminuição de custos com Hardware.
·         Utilização de programas que não são compatíveis com o Sistema Operacional de sua maquina física
·         Simula alterações e falhas no hardware para testes ou reconfiguração de um sistema operacional, provendo confiabilidade para as aplicações.
·         Possibilita a comparação de vários sistemas operacionais utilizando o mesmo equipamento.
·         Facilidades no gerenciamento e migração de computadores, aplicações ou sistemas operacionais.

Segurança
Embora a máquina necessite do sistema real para sua inicialização, trabalha de maneira independente como se fosse outro computador, isto requer também um sistema de segurança independente, ou seja, a ocorrência de infecção por vírus na máquina virtual não afeta a máquina real.

Ainda não se tem notícia de códigos maliciosos que tentem capturar dados dentro de máquinas virtuais, ou que consigam capturar os dados do host quando executados dentro de um sistema virtualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário