Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Projeto Cidade Conectada PMC





A partir de 19 de Abril de 2010, no Marco Zero de Caruaru, foi lançado o projeto "Caruaru Conectada". O projeto tem o intuito de deixar toda a cidade com internet sem fio gratuita. Inspirado no programa "Escola Conectada" do Governo Federal. E a prefeitura de Caruaru ampliou o programa, com recursos próprios.

A implantação da Rede Cidade Conecta  se interliga a Rede de Ensino Público, através de antenas instaladas no Morro Bom Jesus,de lá, partem emissões de rádio para escolas e creches. Por enquanto essa conexão só abrange a Zona Urbana do Município, mas um projeto deverá ser desenvolvido na Zona Rural. Para que a população da Zona Rural também seja incluída digitalmente. Segundo a Prefeitura, haverá uma pesquisa técnica para indicar o projeto mais adequado a uma região em que as distâncias são grandes, entre uma escola e outra. 


O que é Necessário para Conectar:
  • Para receber o sinal em distâncias até 100 metros, somente é necessário instalar uma placa Wireless, vendidas em lojas de Informática. Os Notebooks já estão vindo com esse tipo de placa. Segue abaixo uma ilustração de Placa de Rede Wireless.
 
  •   Em distâncias maiores, além da placa Wireless, é necessário uma antena externa Wireless, vendidas nas lojas de eletroeletrônicos e algumas lojas de Informática da cidade. Essa antena deverá ser direcionada para a antena da escola municipal mais próxima e sem obstáculos entre as antenas. Caso haja obstáculo entre as antenas o usuário não conseguirá um bom sinal de conexão. Abaixo segue uma ilustração de Antena.


Como Acessar:

Depois de instalado os equipamentos necessários para acessar a Internet gratuita, do Projeto Cidade Conectada, O usuário precisa conectar a Placa de Rede Wireless, Detectar a Rede Wireless (PMC), fazer um Cadastro, assim que acessar a página principal do seu navegador. Feito o cadastro o usuário criará um Login ( Nome de usuário para acessar a rede) e uma Senha. Daí em diante, toda a vez que o usuário for acessar a Internet gratuita, basta colocar o nome e a senha.

Segurança:

A Rede PMC é comunitária, aberta para todos os usuários, entre esses usuários há também pessoas mal intencionadas. Por conta de ser uma rede aberta para qualquer um, não há nenhum método de Criptografia, Chaves e muito menos Filtros de Segurança. Então quando o usuário utilizar a Rede é essencial manter seu Sistema Operacional e Anti Vírus sempre atualizados, lembrar de remover qualquer tipo de compartilhamento de arquivos, evitarem guardar contas e senhas de bancos e evitar também o uso de Internet Banking, através dessa Rede.

Vale lembrar também que a Rede PMC, é para a comunidade fazer Pesquisas e Consultas, se um usuário fizer grande volume de Download e Upload, prejudicará a navegabilidade de outros usuários. Portanto utilizem com responsabilidade para o bem de todos os usuários.     
   
Apesar desse projeto ainda não ser o ideal, em alguns bairros os usuários ainda não conseguirem acessar a rede, muito por conta da falta de informação dos usuários de como se conectar, já é um grande avanço, uma inovação se tratando de inclusão digital no Nordeste, beneficiando toda a população caruaruense e mais 25 Escolas da Rede Municipal.



3 comentários:

  1. depois dessa antena de telefone movel colocada agora a pouco prox. crechi erika patricia no b.santa rosa ficou muito lento as vezes passa 2 dias sem internete por favor veriquem isso (caruaru)

    ResponderExcluir
  2. em caruaru cidade conectada otima,foi colocada uma antena de tel.prox ao col.joel pontes aqui no bairro santa rosa depois disso a internet ficou muito lenta,se alguem do sistema ler esse comentario por favor nos ajude a solucionar esse poblema ou comuniqui a alguem sobre o assunto obrigado por eu poder mim expressar.

    ResponderExcluir
  3. Quem instala a antena? Envia contato por gentileza!!!

    ResponderExcluir