Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Principal Diferença entre Windows de 32 e 64 bits

Hoje a principal diferença está na quantidade de memória RAM que pode ser usado pelo computador.

Existem Windows disponível em várias versões, e algumas delas já vem com opção para sistemas de 32 ou 64 bits. E qual delas instalar no seu computador?

A diferença está no modo de operação do processador de seu computador. Até pouco tempo atrás, os processadores da “família x86” (que engloba modelos da Intel e AMD) só eram capazes de operar em 32 bits. A principal limitação desse modo é a quantidade de RAM com a qual o computador pode lidar, 4 GB.

Já era mais que suficiente a alguns anos atrás, mas hoje em dia não é incomum encontrar máquinas com essa quantidade de memória no mercado a preços bastante acessíveis. Muita RAM é algo desejável especialmente entre os profissionais, que precisam lidar com vídeos, imagens, planilhas de cálculo e bancos de dados cada vez maiores.

Processadores mais modernos, de 64 Bits, são capazes de lidar com muito mais memória: o limite atual é de 256 Terabytes, e pode chegar a até 2 Petabytes (um Petabyte equivale a 1024 Terabytes, e cada Terabyte a 1024 Gigabytes). Mas só o processador não basta, é necessário que o sistema operacional também opere em modo 64 Bits para tirar proveito de toda a memória.

Portanto, a resposta vem em duas partes. Se você não pretende instalar 4 GB de RAM (ou mais) em seu computador, fique com a versão de 32 Bits do Windows. Mas se você precisa de muita RAM, vá de 64 Bits. Antes, entretanto, verifique se seu processador é compatível: todos os modelos das famílias Athlon II (X2, X3, X4 ou XLT), Athlon 64, Opteron e Turion 64, da AMD, e Pentium D, Pentium Extreme Edition, Core 2, Core i3, Core i5 e Core i7, da Intel, já são processadores de 64 Bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário